RESPONSABILIDADE CIVIL E DA GESTÃO DE RISCOS DE ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS PERIGOSOS

Gestão e Responsabilidade em Armazenamento de Produtos Perigosos
INTRODUÇÃO
Um evento de grandes proporções pode comprometer muitos setores. Temos de levar em conta que muitas atividades no entorno da operação podem ser suspensas por conta de um acidente e, por isso, ganham proporções sociais enormes, em momentos assim, o seguro ajuda a compor o cenário existente antes do acidente.
Conheça os riscos da sua operação e os valorize, dimensionando as consequências de incidentes que podem ocorrer, e esteja preparado!
RESPONSABILIDADES
A vizinhança de operações é um dos fatores de análise e que é preciso identificar todas as atividades que as circundam e colocá-las em um plano de emergência. Eventos que envolvam explosões, sejam elas quais forem, podem causar danos ambientais por conta das emissões de poluentes na atmosfera, além dos danos ambientais decorrentes das consequências do evento, como a destruição das áreas adjacentes, por exemplo. É preciso lidar com medidas de compensação ambiental e até mesmo remediação para que os danos ambientais causados pelo acidente possam ser reduzidos.
TIPOS DE EVENTOS
Vazamentos em mangues, oceanos, rios e explosões em armazéns, foram alguns dos acidentes ocorridos nos últimos anos no mundo que ganharam as páginas dos noticiários, causaram um enorme prejuízo ambiental, afetaram a vida de milhares de pessoas e a reputação de muitas empresas.
Todos os acontecimentos deixaram seus registros na história pelas discussões, reflexões e aprendizados que trouxeram sobre erros cometidos e nortearam ações a serem adotadas para que não voltem a acontecer. Governança e um plano de gestão de riscos, que vale para qualquer empresa, independentemente do tamanho, estão dentre elas.
Mas quando pensamos em um plano assim, o que devemos levar em consideração?
TIPOS DE DANOS
Quando pensamos na gestão do risco, devemos listar tudo o que seria afetado em caso de incidente. No caso ocorrido no Líbano, por exemplo, a explosão de um armazém com nitrato de amônio afetou toda a área portuária, a cadeia logística, vizinhos e possivelmente alguns gestores de operações.
Estamos falando do principal terminal portuário, responsável pelo abastecimento de diferentes regiões daquele País, ou seja, envolvia uma questão logística muito ampla e uma série de responsabilidades.